11 Curiosidades surpreendentes sobre o pêssego

curiosidades sobre o pêssego

Hoje vamos mergulhar no mundo suculento e vibrante do pêssego, pois esta fruta é deliciosa e repleta de segredos surpreendentes. 

Os pêssegos são conhecidos por seu sabor doce e aroma irresistível, mas eles não só encantam nosso paladar, como também oferece uma série de qualidades para a saúde e muitos fatos interessantes, como porque ele recebeu este nome.

1. Origens históricas fascinantes do pêssego

Você sabia de onde o pêssego é originário? Ele é originário da China, e é um símbolo de longevidade e imortalidade. Cultivado há mais de 2.000 anos, ele viajou pelo mundo ao longo da história, conquistando corações e paladares em todas as culturas por onde passou.

O apelido da cidade de Geórgia nos Estados Unidos é “Estado Pêssego”. E na Geórgia, todos os anos é feita a maior torta de pêssego do mundo, medindo 3,5 x 1,5 metros.

Podemos consumir o pêssego enlatado e conservado, assado em sobremesas, usado em coquetéis ou comido fresco da árvore. 

Os pêssegos são importantes para muitas culturas ao redor do mundo. As noivas chinesas usam flores de pêssego nos cabelos.

Os pêssegos eram a fruta preferida dos imperadores chineses e ainda hoje a China produz quase 60% dos pêssegos em todo o mundo.

2. Como escolher os melhores pêssegos

Você já esteve no corredor de hortifruti ou nesta área em supermercados e não sabia como escolher o pêssego mais saboroso?

Primeiro, aperte suavemente o pêssego. Se for difícil, precisa de mais tempo para amadurecer. Se ceder um pouco, então ele está pronto para comer. Além disso, cheire seus pêssegos, pois eles devem ter um aroma doce e frutado.

3. Rico em nutrientes 

Os pêssegos carregam muitas vitaminas e minerais para a saúde. Os pêssegos são especialmente ricos em vitaminas A e C, com um monte de vitaminas B também.

No que diz respeito aos minerais, você tem muito potássio, fósforo, magnésio e cálcio. Tornando o pêssego uma adição valiosa à sua alimentação.

pêssego

4. Lindas flores de pêssegos

Você já viu um pessegueiro em flor? A maioria das pessoas conhece as flores de cerejeira, mas as flores de pêssego são igualmente impressionantes.

As flores vêm antes dos frutos, então saia na primavera para ver você mesma as flores deslumbrantes!

5. Ótimo para a pele e o cabelo

Os antioxidantes presentes nos pêssegos ajudam a proteger a pele dos danos causados pelos radicais livres. Além disso, o caroço de pêssegos possui um óleo que é frequentemente usado em produtos de cuidados com a pele e cabelo, por possuir propriedades hidratantes e nutritivas.

6. Qual é o pêssego mais pesado?

O pêssego mais pesado, nós encontramos no Canadá, que foi colhido pela primeira vez por Robert Hogue e pesava 810g.

Mas o recorde foi quebrado em 2018, quando Al e Lawton Pearson, da Geórgia, cultivaram um maravilhoso pêssego que pesava 816g.

7. Coma pêssegos para se sentir feliz

Os pêssegos são conhecidos como frutos da calma, pois estudos recentes mostraram que os aromas dos pêssegos têm um efeito analgésico que atua para nos sentirmos felizes.

8. A maçã persa

Você deve estar se perguntando como esta fruta recebeu esse nome? Porque, os antigos romanos chamavam o pêssego de “malum persicum” ou maçã persa, pois acreditavam que os pêssegos eram originários da Pérsia (Irã).

Persicum foi traduzido para pêche em francês e depois alterado para peach em inglês, que a tradução em português é pêssego.

9. Mais fatos nutricionais sobre o pêssego

Um pêssego médio tem cerca de 70 calorias, 12g de carboidratos, 1,2g de proteína e 0,3g de gordura. Além disso, tem 3g de fibra, que é uma quantidade muito boa de fibra.

Jar of Peaches - famosa obra de pêssego

10. Pintura de pêssego mais famosa

Jar of Peaches de Claude Monet é uma das pinturas mais famosas com frutas, de 1866. Esta obra apresenta um pote alto de pêssegos em conserva que lança um reflexo dramático sobre uma bancada de mármore.

Se você quiser ver a obra-prima com seus próprios olhos, ela está exposta na Galerie Neue Meister em Dresden, na Alemanha.

11. Deliciosas possibilidades culinárias

Você pode experimentar o pêssego de várias maneiras deliciosas, já que ele é incrivelmente versátil na cozinha. Experimente adicioná-lo a saladas, smoothies, sobremesas ou até mesmo a pratos salgados para um toque doce e refrescante. Seja fresco, congelado, em conserva ou em forma de suco, pois as possibilidades são infinitas!

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.