O cronograma capilar é um dos segredos mais bem guardados para manter os cabelos bonitos, brilhantes e deslumbrantes. Se você busca por fios mais fortes, hidratados e cheios de vida, este é o artigo que você precisa ler.
O que é o cronograma capilar?
O cronograma capilar é uma agenda de cuidados capilares de três fases: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada fase tem um objetivo específico e trabalha para repor os nutrientes essenciais aos cabelos, deixando-os mais fortes e bonitos.
É indicado para todos os tipos de cabelos, independente de sua textura ou curvatura, já que todos os fios podem sofrer com fatores externos.
O cronograma capilar é uma agenda que organiza quando é necessário hidratar, nutrir e reconstruir os cabelos, mesmo em casa.
Cada etapa do cronograma capilar oferece uma solução específica para cabelos danificados por fatores como uso excessivo de ferramentas de calor, cloro da água, procedimentos de coloração química ou descoloração, incidência de raios solares, entre outros.
O cronograma de cuidados com o cabelo dura 30 dias, e os cabelos devem ser lavados 3 vezes por semana. A cada lavagem, você fará um procedimento no cabelo, sendo que existe um tempo mínimo de 48 horas entre um processo e outro, crucial para obter um bom resultado.
1. Hidratação: A base para fios fortes no cronograma capilar
A hidratação é a primeira etapa do cronograma capilar e tem como objetivo principal repor a umidade natural dos fios, evitando o ressecamento e a quebra.
Para esta etapa basta a máscara concentrada. Basta aplicar nas mechas por alguns minutos e enxaguar sem deixar vestígios.
Produtos ricos em ingredientes como pantenol, óleo de coco e aloe vera são ideais para essa etapa, deixando os cabelos macios, brilhantes e flexíveis.
A hidratação combate a opacidade dos fios, deixando-os mais brilhantes e macios. Assim, evita pontas duplas e quedas.
2. Nutrição: Alimentação para os fios
Na etapa de nutrição, o foco está em repor os lipídios perdidos pelos cabelos, garantindo mais brilho, maciez e controle do frizz. Óleos vegetais, manteigas e ceramidas são alguns dos ingredientes poderosos encontrados em produtos de nutrição capilar, proporcionando uma restauração profunda aos fios.
Nesta etapa, umedecer com óleo vegetal como óleo de coco, ou azeite de oliva são algumas opções liberadas para o tratamento. Se os fios precisarem de força extra, vale investir na manteiga vegetal, que é ainda mais concentrada e nutritiva.
Reduz o frizz, proporciona vida e movimento ao cabelo. Além disso, deixa os cabelos mais fortes, sela as cutículas e prolonga os efeitos da hidratação capilar.
Principais ativos para nutrir os cabelos: óleo de rícino e óleo de abacate.
3. Reconstrução: Fortalecimento e reparação que está no cronograma capilar
Por fim, a etapa de reconstrução é responsável por fortalecer a estrutura dos fios, reparando danos causados por processos químicos, calor e poluição. A reconstrução precisa fazer parte da rotina de quem tem fios muito danificados ou que está fazendo algum procedimento químico.
Proteínas como queratina, colágeno e aminoácidos são os principais aliados nessa etapa, ajudando a restaurar a elasticidade e a resistência dos cabelos. Para isso, uma máscara com função reconstrutiva pode te ajudar.
A reconstrução recupera a saúde dos fios. Ou seja, restaura os danos e reconstrói a fibra capilar, devolvendo a textura do cabelo.
Como montar seu cronograma capilar?
Primeiramente, faça o teste do copo com água:
– Coloque água em um copo, então insira alguns fios de cabelo dentro;
– Espere 10 minutos;
– Veja se os fios de cabelo foram para o fundo, ficaram no meio do copo ou ficaram flutuando.
Resultado do teste da água (teste de porosidade)
Se os fios de cabelo foram para o fundo, o resultado é alta porosidade. Portanto, isso quer dizer que as cutículas do cabelo estão abertas, fazendo com que o cabelo absorva água e perca nutrientes. Mas se os fios ficaram flutuando, significa que as cutículas do cabelo estão bem fechadas, com baixa porosidade, o que evita a absorção dos nutrientes ao cabelo.
Agora, se os fios ficaram no meio do copo, quer dizer que as cutículas do cabelo estão entreabertas, ou seja, com porosidade média, portanto os fios absorvem bem os tratamentos capilares, e provavelmente os fios estão fortes, mas mesmo assim, precisam de cuidados.
Faça o teste do toque para identificar também como está o seu cabelo
Teste do toque: cabelos com ótima hidratação não costumam apresentar frizz, mas podem ficar danificados no interior da fibra, portanto, podem precisar das etapas de nutrição e reconstrução. Escolha um fio para puxar a ponta, para fazer o teste. Se esta ponta do cabelo se quebrar facilmente ou ficar elástica como um chiclete, é sinal de que o cabelo está precisando de uma dessas etapas, nutrição ou reconstrução.
O significado do teste de porosidade para montar o seu cronograma capilar
Baixa porosidade: fios de cabelo com baixa porosidade precisam inicialmente de hidratação, para que as cutículas se abra e, portanto, dê espaço para o cabelo absorver outros tratamentos. Geralmente, o cabelo está com aparência de seco, crespo, com pontas muito quebradiças ou com pontas duplas.
Porosidade média: esse tipo de cabelo é sinônimo de maciez, brilho e leveza (cabelo saudável), mas se você fez o teste do toque e o cabelo está opaco, quebradiço ou sem brilho, vale testar nutrição e reconstrução como os primeiros tratamentos do cronograma semanal. A nutrição é feita com óleos, enquanto a reconstrução é a reposição de queratina e massa capilar.
Alta porosidade: neste tipo de cabelo as cutículas ficam completamente abertas ou danificadas, fazendo com que o cabelo absorva água e nutrientes ao mesmo tempo que perde. Ou seja, os tratamentos não costumam fazer efeito por muitos dias. A dica é apostar diretamente na reconstrução, que devolve massa, como a queratina, à fibra capilar. Após esta etapa, você fica livre para fazer nutrição e hidratação.
Depois de identificar as necessidades do seu cabelo, monte um cronograma capilar da seguinte forma:
1- Após lavar os cabelos com shampoo, aplique o produto em mechas.
2- Faça o movimento passando as mãos de cima para baixo em cada mecha, pois faz com que o produto penetre bem na fibra capilar.
3- Aguarde o tempo que consta na embalagem do produto utilizado e então lave até remover todo o resíduo do produto nos fios.
4- Finalize utilizando um condicionador e enxágue.
Resultados de um cabelo bem tratado após cronograma capilar
Normalmente, no primeiro mês do cronograma capilar, você pode notar uma boa diferença no cabelo, que fica muito mais bonito, hidratado e sem frizz. Porém, quando o cabelo está muito danificado, os melhores resultados podem ser observados somente a partir do segundo mês de tratamento.
O adequado é que o cronograma de hidratação seja mantido por longos períodos porque é a melhor forma de manter sempre os cabelos bonitos e hidratados, sem frizz e sem pontas duplas.
Depois dessa aula completa sobre cronograma capilar, você não tem desculpa para deixar os cuidados com os cabelos de lado, não é mesmo!? Então, experimente e sinta a diferença que o cronograma capilar pode fazer nos seus cabelos.
Você também pode gostar: