Curiosidades interessantes sobre a pêra

pera

Quer saber mais sobre a pêra? Essa fruta doce? Aqui estão alguns fatos interessantes sobre as pêras.

A produção de pêra no Brasil, concentra-se no Sul. O maior produtor é o Estado do Rio Grande do Sul. O segundo e o terceiro são Santa Catarina, e o Paraná. Já os países que mais exportam pêra ao Brasil são: Argentina, Portugal e Espanha.

O frio é o clima perfeito para o desenvolvimento da pêra. Durante o inverno, ela pode suportar temperaturas baixas, e mesmo assim os seus frutos crescerão firmes e fortes. 

Existem mais de 3.000 variedades de pêras em todo o mundo. Com as árvores atingindo até 12 metros de altura. Essas variedades vêm com uma ampla variedade de formatos, tamanhos e sabores, desde doces e suculentas até azedas e crocantes.

Os Estados Unidos fazem parte dos maiores produtores de peras do mundo.

As peras são uma das poucas frutas que têm uma longa história, a cerca de 1000 a.C. Com o seu cultivo a 1100 anos atrás na China, o cultivo inicial de pêras envolvia o cultivo de pêras selvagens, para criar as muitas variedades deliciosas que temos hoje.

As peras costumavam ser chamadas de “frutas amanteigadas” por sua textura macia e semelhante à manteiga.

As pêras fazem parte da família das rosas (Rosaceae). As peras, junto com outras frutas, como a maçã, fazem parte desta família botânica. Isso significa que a pereira tem muitas características em comum com outros membros da Rosaceae, incluindo flores delicadas e frutas saborosas.

A madeira de pêra é apreciada por vários usos interessantes, incluindo a fabricação de instrumentos de sopro e outras esculturas artísticas.

A madeira é leve, mas forte, isso a torna ideal para criar delicadas obras de arte e instrumentos musicais bonitos e funcionais.

pêra

Pêra e a sua nutrição

Apenas uma pêra de tamanho médio pode fornecer 10% de suas necessidades diárias de vitamina C e vitamina K. Além disso, ela também fornecerá mais de 20% de suas necessidades diárias de fibra e 6% de sua ingestão diária de potássio. 

As pêras contêm minerais essenciais como cálcio, magnésio, cobre e ferro. O cobre das pêras ajuda o corpo a absorver outros minerais importantes.

As pêras também contêm vitamina A, carotenóides e flavonóides. Estes têm efeitos antioxidantes.

As pêras são consideradas uma das frutas mais facilmente digeridas e as pêras não contêm sódio.

As pêras são frutas de alto valor energético e nutritivo, mas também são uma das frutas com menos calorias. Com menos de 100 calorias em uma pêra média.

As pêras contêm glicose e frutose, que fornecem um aumento natural de energia. Ela possui índice glicêmico baixo, de apenas 41. Portanto, esses açúcares são absorvidos mais lentamente e não causam aumento de açúcar no sangue.

Uma pêra média também pode conter até 20% de suas necessidades diárias de fibra alimentar. A fibra ajuda a mantê-la saciado por mais tempo.

Se você está procurando um ótimo laxante natural ou apenas deseja aumentar a ingestão de fibras, as peras são uma ótima escolha, pois elas possuem fibra insolúvel, do tipo que não se dissolve na água. Comer pêras regularmente pode ajudar a manter o sistema digestivo funcionando perfeitamente.

Escolhendo pêras

As pêras não duram muito depois de maduras, então as pêras que você encontra nas lojas geralmente não estão maduras. Contudo, você pode amadurecê-las facilmente em casa, mantendo-os em temperatura ambiente ou colocadas ao lado das bananas.

Se precisar que uma pêra amadureça rapidamente, coloque-a ao lado de uma banana durante a noite. Pois os gases de etileno liberados naturalmente pela banana amadurecerão sua pêra rapidamente.

Verifique se as peras estão firmes, com a pele lisa e sem hematomas. Contudo, evite pêras com furos ou manchas escuras. Portanto, as pêras variam muito em cor e algumas podem apresentar manchas marrons claras ou avermelhadas, que geralmente não é um defeito e pode até ser um sinal de melhor sabor.

A pêra é um doce apreciado há mais tempo do que a maioria das frutas. A pêra é nativa da China e tem uma história rica em muitas culturas em todo o mundo. Ela começou a ser cultivada no Brasil na época da colonização, após ter chegado à Europa. 

E quando os peregrinos chegaram à América do Norte em 1600, uma das primeiras árvores plantadas foram as pereiras.

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.