Experimente algo novo como esses pãezinhos de abóbora! É incrível como podemos utilizar vegetais para criar pães deliciosos. Então, se você tem abóbora de pescoço ou abóbora seca em casa, faça purê de abóbora caseiro e experimente esta receita de pão de abóbora.
Esses pãezinhos de abóbora são macios e deliciosos. Contudo, você pode saboreá-los com um pouco de manteiga, requeijão, cream cheese, geleia ou outra pasta de sua preferência. Inclusive, eles são perfeitos como pãezinhos de hambúrguer também.
Coberturas opcionais
Você pode utilizar sementes de abóbora ou de gergelim por cima dos pães, mas são opcionais. Eu particularmente prefiro deixar os pãezinhos sem cobertura. Você também pode cobrir com aveia ou nozes picadas.
Dicas para o preparo dos pãezinhos de abóbora
A massa de pão crescerá mais rapidamente num ambiente quente do que num ambiente frio. Portanto, certifique-se de deixar a massa crescer até dobrar de tamanho, ao invés de confiar no tempo recomendado antes de moldá-la em pães.
Após sair do forno, pincele os pães de abóbora com um pouco de manteiga, pois adicionará sabor extra ao pão.
Armazenamento e congelamento dos pãezinhos de abóbora
Os pães de abóbora podem ser armazenados em temperatura ambiente em um recipiente hermético por até três dias, contudo para manter os pães por mais tempo, congele por até 2 meses.
Para ser consumido após o congelamento, descongele-os em temperatura ambiente por cerca de uma hora, e então você pode reaquece-los um pouco antes de servir, para torná-los bonitos e macios.
Então, vamos para a receita dos pãezinhos de abóbora
Ingredientes
Uma abóbora de pescoço pequena (aproximadamente 260g)
1 ovo
30ml de óleo de girassol ou azeite
2 colheres de sopa de açúcar
4g de fermento biológico seco
3 xícaras e ⅓ de xícara (400g) de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
Modo de preparo
1. Descasque a abóbora e corte-a em cubinhos.
2. Você pode cozinhar a abóbora no vapor ou na água até ficar bem macia. Eu pessoalmente cozinho no vapor.
3. Deixe a abóbora esfriar um pouco, e em um liquidificador bata a abóbora cozida, o ovo, o óleo, o açúcar e o fermento, para transformar em um purê homogêneo.
4. Em uma tigela, adicione a farinha e o sal, e misture.
5. Despeje o purê do liquidificador na tigela com a farinha e o sal.
6. Misture tudo com uma colher e depois coloque a mão na massa, e sove a massa por cerca de 10 minutos. Se necessário, acrescente mais farinha.
7. Cubra a massa e deixe-a crescer até duplicar de tamanho.
8. Abra bem a massa sobre uma superfície enfarinhada e faça um rolo.
9. Corte o rolo em pedaços do mesmo tamanho e forme uma bola com cada pedaço. Coloque as bolas em uma assadeira grande forrada com papel manteiga. Deixe algum espaço ao redor de cada pão para que eles tenham espaço para crescer.
Não recomendo assar os pães em assadeiras planas, mas em assadeiras com borda.
10. Em uma tigela pequena, bata uma gema de ovo e 2 colheres de água e então, pincele sobre cada pão para deixá-los dourados.
11. Opcionalmente, cubra cada pão com algumas sementes de abóbora, sementes de gergelim ou com a cobertura de sua preferência. Ou deixe sem cobertura.
12. Cubra as bolas com filme plástico ou pano de prato e deixe descansar por 45 minutos a 1hora, ou até que os pães cresçam novamente.
13. Leve os pãezinhos de abóbora ao forno pré-aquecido a 180 graus por 20 minutos ou até que eles estejam levemente dourados.
Você também pode gostar:
- Curiosidades sobre as tâmaras que irão te surpreender
- Tendências em alta em decoração de quarto de bebê
- O que as mulheres com pele perfeita sempre fazem?
- 7 Curiosidades do óleo de coco que irão te surpreender
- Bolo de chocolate sem farinha, veja esta incrível receita!